Curso Prático Avançado em Formulação de Dietas para Bovinos Leiteiros

Apresentação do curso:
A formulação de dietas, rações concentradas, proteinados e suplementos minerais são fundamentais no manejo nutricional dos bovinos para garantir a maximização dos lucros na atividade de pecuária, uma vez que os gastos com alimentação representam de 40 a 70% dos custos da empresa rural.
Com o conhecimento das exigências nutricionais dos bovinos de leite e dos alimentos utilizados na alimentação é possível calcular dietas, rações concentradas, proteinados e suplementos minerais para atender o objetivo de aumentar a produção (leite, ganho de peso, reprodução e sistema imunológico) com eficiência econômica.

Como funciona o curso:
O curso terá uma programação total de 20 horas sendo, 10 horas teórica e 10 horas de prática feito em uma fazenda com apresentação de conceitos e aplicações dos conhecimentos na formulação e balanceamento de dietas totais para bovinos leiteiros de diferentes categorias, visando o bem estar animal, saúde e produtividades individuais.

Programação Completa do Curso: 
Dia 1 
7:00-10:00 Fisiologia básica da nutrição de bovinos (teórico).
10:00 -10:30 Intervalo 
10:30 -12:00 Exigências nutricionais de bovinos de leite. Alimentos volumosos e concentrados usados na nutrição de bovinos (teórico).
12:00 -13:30 Almoço
13:00-15:30 Uso de programas em computadores para formulação de dietas, rações e suplementos: setup e banco de dados de alimentos (teórico-prático).
15:30 – 16:00 Intervalo
16:00-19:00 Uso de programas em computadores para formulação de dietas, rações e suplementos. Parte I: carregando os dados para cálculo de dieta (teórico-prático).

Dia 2
7:00-10:00 Uso de programas em computadores para formulação de dietas, rações e suplementos. Parte II: carregando os dados para cálculo de dieta (teórico-prático).
10:00 -10:30 Intervalo 
10:30 -12:00 Uso de programas em computadores para formulação de dietas, rações e suplementos. Parte III: cálculo de dieta (teórico-prático).
12:00 -13:30 Almoço
13:00-15:30 Uso de programas em computadores para formulação de dietas, rações e suplementos. Parte IV: refinamento de cálculo e impressão de relatórios (teórico-prático).
15:30 – 16:00 Intervalo
16:00-19:00 Uso de programas em computadores para formulação de dietas, rações e suplementos. Parte V: levantamento de dados em propriedade e cálculo de ração sob condições reais (teórico-prático).
Carga horária total: 20 horas.
Público-Alvo: Técnicos e graduandos da área de ciências agrárias: Médicos Veterinários, Zootecnistas e Agrônomos.
Números de alunos sugeridos:
Mínimo: 15; Máximo: 25 alunos
Facilitador:
Prof. Breno Mourão de Sousa
·         Médico Veterinário pela UFMG;
·         Mestre em Zootecnia, Produção de Gado de Leite pela Escola de Veterinária da UFMG.
·         Doutor em Ciência Animal, na área de Nutrição de Ruminantes pela Escola de Veterinária da UFMG;
·         Professor Titular nas Disciplinas de Biologia Celular, Bioquímica, Fisiologia da Lactação, Nutrição Animal Básica, Nutrição de Ruminantes e Bovinocultura de Leite pela Uni-BH, Centro de Ciências Agrárias;
·         Pesquisador convidado do Departamento de Zootecnia da UFMG, conduzindo duas co-orientações de Mestrado em Zootecnia;
·         Palestras e cursos de treinamento pelo estado de Minas Gerais e pelo país sobre produção e nutrição de Bovinos Leiteiros;
·         Projetos de ordenha mecânica e treinamento de ordenhadores em diversos municípios do Estado de Minas Gerais;
Consultor em nutrição de Bovinos Leiteiros.
Endereço para acessar este currículo lattles: http://lattes.cnpq.br/4729380908344441

O curso inclui apostila, CD interativo, certificado por empresa credenciada no Conselho de Medicina Veterinária e brindes.